-
Arquitetos: RCA – Regino Cruz Arquitectos
- Área: 1560 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Amorim, panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa localiza-se na Quinta da Beloura, nos arredores de Lisboa, numa paisagem marcada pela Serra de Sintra, ao horizonte.
O lote, dentro desta envolvente, destacava-se pela presença dos grandes sobreiros existentes. Assim, desde o primeiro momento, foi a preservação arbórea que determinou a forma e os espaços da construção, resultando num edificio adaptado às pré-existências, com a movimentação de terras minimizada.
Considerando o equilíbrio sustentável do conjunto, desenvolveu-se a casa marcada pela presença da pedra e da cortiça, de forma a criar uma peça de arquitectura onde a privacidade de quem habita fosse central sem, contudo, implicar clausura.
A diferença de cotas do terreno foi determinante, concebendo-se dois volumes, que se interceptam em cruz, dividindo o terreno em 4 quadrantes com funções distintas. Nestes, espaços e jardins funcionam em plena sintonia: o Átrio com ligação à garagem e por onde se faz o acesso pedonal à casa; o recanto tardoz, mais informal, para jogos e actividades lúdicas; o Jardim do Bosque, prolongando o espaço social da casa num ambiente mais protegido e intimista; o Jardim da Piscina, para onde as salas se abrem, plenamente exposto ao sol, destinado ao lazer da família no seu dia-a-dia e ao convívio social.
A zona privada da casa está orientada para o Jardim da Piscina. Desenvolve-se no piso superior, com os quartos dos filhos separados da suite principal por uma sala comum, aberta para um vazio que a conecta à entrada da casa.